Nova Política para o Desenvolvimento da Indústria

No dia 22/01 o governo federal aprovou o plano Nova Indústria Brasil (NIB). O objetivo é estimular o desenvolvimento do setor industrial no Brasil com foco na inovação e na sustentabilidade. O objetivo da NIB é alcançar suas metas até 2033.

A NIB prevê o uso de recursos públicos para atrair investimentos privados, novos instrumentos de captação e políticas para responder às necessidades ecológicas – mercado regulado de carbono, por exemplo.

O governo federal, a partir da NIB, destinará R$300 bilhões para a nova política industrial até 2026. Inovação e sustentabilidade são colocados como central nessa nova etapa do desenvolvimento industrial do Brasil.

Entre os objetivos da NIB está a garantia de segurança alimentar e nutricional, melhoria na mobilidade – com incentivo para o transporte público sustentável, fortalecimento do SUS, modernização da indústria, descarbonização e transição energética, entre outros.

O plano ressalta o papel da indústria como alavanca para a economia brasileira. Também discute quais produtos e serviços devem ter preferência nacional e prevê a regulação das aquisições internacionais.

O Nova Indústria Brasil é um projeto fundamental para a economia brasileira e para a reconstrução da indústria nacional. A importância dada aos aspectos ecológicos dessa nova industrialização também são de extrema relevância e representa um avanço na política ambiental brasileira.

fevereiro 2, 2024