Biografia

Filho de agricultores do interior do Paraná, Fábio fala que seus pais: “tinham no trabalho árduo do cultivo da terra e das lidas no comércio, o cotidiano de pioneiros no sertão das roxas terras da fronteira agrícola brasileira da época.”  

No início da década de 1970, se muda com a família para Goiânia, onde começa a cursar Engenharia Civil na UFG. Participou do movimento estudantil, na reconstrução da União Estadual dos Estudantes em Goiás (UEE). Em 1975, ainda como estudante, lecionava em cursos preparatórios para a prova específica de arquitetura. Pelo seu destaque enquanto aluno, recém graduado, tornou-se professor na UFG e na PUC-Goiás (então UCG).

Como educador, sempre defendeu a valorização dos profissionais e a universalização do acesso à educação; como engenheiro civil atuante na administração municipal, se destacou pela construção de obras públicas de grande envergadura e qualidade.

Em 1984, foi um dos coordenadores do comício pelas Diretas Já em Goiânia. Na redemocratização, participou da reconstrução do PcdoB em Goiás e da campanha que elegeu Aldo Arantes deputado federal constituinte.

Foi vereador em Goiânia por três mandatos e deputado estadual em Goiás por um mandato. Foi também secretário de Obras da Prefeitura de Goiânia, durante a gestão do prefeito Darci Accorsi; presidente do IGAM (Instituto Goiano de Administração Municipal), durante a gestão do governador Iris Rezende; e assessor especial do Ministério da Fazenda, no segundo governo Lula. É membro da Direção Nacional do PCdoB e da Federação Brasil da Esperança (PCdoB/PT/PV). É pré-candidato à prefeito de Goiânia, e idealizador do “Movimento Goiânia 100 Anos – o futuro começa agora”.